sexta-feira, 17 de julho de 2009

DIGA NÃO AO PLÁGIO ( ? )


Pude constatar a preocupação de alguns amigos blogueiros, com a questão do plágio e dos direitos autorais. Até, participei de algumas campanhas contra, embora isto nunca tenha me preocupado, a grande verdade é que sempre haverá os que criam e os que copiam.
Num mundo extremamente globalizado, com o fluxo de informações sendo geradas instantaneamente a cada segundo, talvez essa rapidez, junto a facilidade de divulgar essas informações sejam a causa da polêmica.
Escrevo desde o tempo em que leiteiro entregava leite às portas das casas. Nunca imaginei ter milhares de leitores, nem os aplausos destes. Também, não me sinto criador nem descobridor de nada. Tenho o objetivo claro de escrever, o que faço pelo simples prazer de escrever, nunca ganhei dinheiro com meus escritos. Nem como jornalista, nem no mercado editorial. Apenas uns míseros trocados para a cerveja, ganhei muito foi aborrecimento, na época em que não podíamos nos expressar livremente; fui preso algumas vêzes pela polícia do Exército, por fazer poesia panfletária, que sempre teve má fama. Poeta panfletário sempre foi a puta da literatura, simples grito de protesto. Mas isto são águas passadas, cada época com seus problemas.
Quanto ao plágio, a inveja é a melhor forma de elogio, rconheço a mediocridade do meu trabalho. Se me dessem uma caneta de ouro nem assim poderia escrever como um Drummont por exemplo. De qualquer forma, meus escritos não são meus, e sim de quem se utiliza deles. Fico muito lisonjeado se alguém fizer bom uso dos meus humildes rabiscos, sentirei muito orgulho disso.
Há muitos blogueiros, que não fazem outra coisa a não ser copiar e colar (Ctrl+c - Ctrl+v). O que não é de todo mal, pois assim, estão selecionando o que deveríamos ler ao invés de ficarem produzindo "TRASH".


LEMBRETE
Na bagagem
Não esquecer os sonhos
Eles são o mapa



T@CITO/XANADU

8 comentários:

Unknown disse...

É meu caro Tácito,a turma do copia e cola nunca esteve tão ativa.Concordo co você em tudo.é preciso acabar com essa praga.Ótimo post.um abraço.

mARa disse...

rssssss...Lindo, mas nem custa nada, fazer um pouco de barulho, alías quem copia e cola, uma hora fica sem coragem e para até de colar. Diferente de quem escreve com a alma, estes acordam e sorvem letras no café, da manhã, ou quando abrem a porta e veem o catador de papelão com seu carrinho enfeitado, com várias flores de plásticos, logo imaginam a veia artistica desse seu igual na alma e logo se coloca a escrever.

Um beijo Lilás, e viva a inspiração!

Giane disse...

Oi, Tácito!

Menino, Agradeço muito o apoio e a resposta! Não sei se o tema polêmico, a pergunta ou o final de semana, mas quase ninguém se manifestou (ainda).
Confesso que não ligo muito, sabe se lá se já não copiaram ou se apropriaram indevidamente de algo que escrevi. Mas enfim, acho válido tornar conscientes as pessoas sobre o ato de criar e na identificação de algo que se goste muito, indicar o nome do autor. Bem, cada um sabe de si.
Vou linkar seu post no meu (gostei do que escreveu) - se não se importar - e mais uma vez Agradeço sua colaboração.

Beijos mil e Fique Bem e no Bem!!!

MMLI disse...

Espero que depois dessa postagem, aqueles que praticam o plágio, sintam-se pelo menos, conscientizados de que a falta de originalidade fazem deles incompetentes.

Ser original, é deixar as impressões digitais daquilo que nós somos na essência.

Ao meu poeta predileto.

Bjos...

♥ ♥ Eu disse...

O ato de copiar e colar e se intitular como dono acontece sempre, é a índole de cada ser q se manifesta.

beijos!

Ynot Nosirrah disse...

Vou participar desta também. Fiquei sabendo pela Giane do Alfarrábios. Sucesso.

Vivian disse...

...desde que se copie o que
é bom.

alguém pode nos roubar
um filho.
mas ele sempre continuará
sendo nosso filho, esteja
ele onde estiver.

logo,
meus escritos podem alcançar
todos os pontos do universo,
e mesmo assim foram criados
no campo das minhas idéias,
que uma vez jogadas ao vento,
sabe-se lá onde pousará.

beijo, lindo poeta!

Cezarina Devos Macedo disse...

Olá, Poeta! Ótimo texto vc escreveu!Concordo em gênero e número com tudo o que vc disse!A velha e conhecida inveja e a mediocridade é que dá origem aos copiadores de plantão...Nenhuma campanha,por melhor que seja extinguirá essa malfadada raça de chupins que botam ovo no ninho alheio e sugam tudo que podem para se dar bem!Um grande abraço e um beijo perfumado!